TEA é um grupo de condições caracterizadas por algum grau de alteração do comportamento social, comunicação e linguagem através de um repertório limitado, estereotipado e repetitivo de interesses e atividades. Na maioria dos casos, os  sintomas iniciam-se nos primeiros 5 anos de vida, tendendo a persistir na adolescência e na idade adulta. Concomitantemente, os pacientes podem apresentar outras doenças como epilepsia, depressão, ansiedade e TDAH. O TDAH se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade, conhecido também por DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Algumas pessoas apresentam o diagnóstico de TDAH isoladamente e outras podem ter o TDAH associado a alguma outra doença, como o TEA.

O TDAH causa dificuldade de desempenho principalmente na escola para a criança e no ambiente de trabalho para o adulto. Diferentemente do TEA, onde o indivíduo apresenta maior espectro de comprometimento para a realização de atividades do dia a dia, no TDAH, existem pessoas que vivem de forma independente e outras que precisam de atenção e apoio constante ao longo de suas vidas.

As intervenções psicossociais baseadas em evidência, tais como terapia comportamental e programas de treinamento para os pais, podem reduzir o impacto das deficiências. Quando essas terapias têm a complementação da Estimulação Cerebral não invasiva, existe uma potencialização da eficácia destes tratamentos com o objetivo de reduzir os movimentos estereotipados e melhorar a comunicação, o comportamento social, a impulsividade, a irritabilidade as funções motoras finas e grossas, a marcha, o equilíbrio e a atenção, promovendo melhor qualidade de vida para as pessoas com TEA e TDAH e seus cuidadores. É importante enfatizar que a intervenção multiprofissional na primeira infância é muito importante para otimizar o desenvolvimento e o bem-estar das pessoas com TEA e TDAH.

*Exclusividade Actum São Paulo

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